Joining Forces promove debate sobre os Direitos da Criança
No âmbito do Dia da Convenção sobre os Direitos da Criança, a Joining Forces for Children Alliance (JFCA) promoveu um diálogo liderado por crianças e jovens, criando um espaço seguro para amplificar as suas vozes e reforçar o compromisso com a promoção e proteção dos direitos da criança em Moçambique.

A iniciativa reuniu meninas e meninos representantes das organizações parceiras Plan International, ChildFund, Terre des Hommes, Save the Children e World Vision com o objetivo de garantir a participação ativa das crianças nos processos de tomada de decisão que afetam diretamente as suas vidas.
Direitos da criança são vozes que impulsionam mudança
Durante o diálogo, as crianças partilharam as suas perspetivas sobre os principais desafios que enfrentam no dia a dia, destacando a necessidade de melhor acesso aos serviços de saúde, educação de qualidade, proteção contra a violência e segurança no percurso para a escola.

“O mundo ideal para mim, como criança moçambicana, é onde existam hospitais mais próximos das comunidades e mais médicos capacitados.”
Madalena, 12 anos
Foto: Participantes do Debate alusivo as celebrações do Dia da Convenção sobre os Direitos da Criança na Plan.
Por sua vez, Gerson de 12 anos, em representação de Terre des Hommes, disse: “Se eu fosse presidente, garantiria que todas as crianças tivessem proteção.No meu bairro, há crianças que vendem água e bolinhos na estrada e correm risco de serem atropeladas. Elas não estão protegidas.”
“Se eu fosse presidente, garantiria que todas as crianças tivessem proteção.”
Gerson, 12 anos
Foto: Gerson, um dos participantes do debate.

Aline de 16 anos também deixou ficar a sua opinião de um mundo ideal para as crianças “A escola ideal para mim é aquela que assegura a pratica de desporto, arte, leitura, xadrez e outras actividades, para que cada criança possa desenvolver as suas habilidades. A minha escola tem esses clubes e gostaria que todas as escolas do país também tivessem”, disse ela.

“A escola ideal para mim é aquela que assegura a pratica de desporto, arte, leitura, xadrez e outras actividades.”
Aline, 16 anos
Foto: Aline, uma das participantes do debate.
Participação infantil que gera compromisso
A sessão contou com a presença de representantes das organizações parceiras e líderes institucionais que ouviram diretamente as preocupações das crianças. Na abertura do encontro, Muhamad Hanif, Diretor de Programas da Plan International Moçambique, incentivou as crianças a assumirem o papel de agentes de mudança e porta-vozes de outras crianças cujas vozes ainda não são ouvidas.
Ao promover este diálogo, a Joining Forces for Children Alliance reforça o seu compromisso em colocar as crianças no centro, assegurando que as suas perspetivas informam políticas, programas e investimentos que contribuem para a realização dos direitos da criança em Moçambique.
“Não existe Joining Forces for Children Alliance sem a criança.Vocês, meninas e meninos, são a razão de estarmos aqui.”
Muhamad Hanif
Foto: Muhamad Hanif no discurso de abertura do debate.

Sobre a Joining Forces for Children Alliance
Criada em 2017, a Joining Forces for Children Alliance reúne algumas das maiores organizações globais focadas nos direitos da criança, incluindo Plan International, ChildFund Alliance, Save the Children International, SOS Children’s Villages International, Terre des Hommes International Federation e World Vision International. A aliança trabalha de forma conjunta para acelerar mudanças transformadoras, pôr fim à violência contra crianças e garantir que as suas vozes liderem as decisões que moldam o seu futuro.
Categorias: Capacitação dos jovens, Educação