Uniões prematuras continuam a violar os direitos das raparigas
6 Novembro 2025Por ocasião do Dia Internacional da Rapariga, Plan International reforça o apelo pelo fim das uniões prematuras e a promoção da educação das raparigas.
As uniões prematuras continuam a ser uma das maiores barreiras ao desenvolvimento das raparigas em Moçambique. Apesar da aprovação da lei 19/2019 que proíbe e penaliza as uniões prematuras, milhares de meninas ainda são obrigadas a abandonar a escola e enfrentar responsabilidades para as quais não estão preparadas.
Por ocasião do Dia Internacional da Rapariga, Nina Yengo, Especialista de Género e Direitos de Saúde Sexual e Reprodutiva da Plan International Moçambique, participou no programa Manhã Informativa da STV Notícias para falar sobre as uniões prematuras, uma realidade que continua a afetar milhares de raparigas em todo o país.
“Precisamos reforçar os esforços conjuntos para proteger as raparigas, garantir oportunidades iguais e promover uma sociedade onde todas possam crescer e sonhar livremente” Nina Yengo.
Durante a sua intervenção, Nina destacou as principais causas e impactos sociais desta prática, que priva as raparigas do direito à educação, à saúde e ao desenvolvimento pleno.

“Precisamos reforçar os esforços conjuntos para proteger as raparigas, garantir oportunidades iguais e promover uma sociedade onde todas possam crescer e sonhar livremente”
Nina Yengo
A Plan International Moçambique reafirma o seu compromisso em trabalhar com o Governo, líderes comunitários e parceiros para eliminar as uniões prematuras e assegurar que cada rapariga possa viver, aprender, decidir e liderar.
Veja o video completo no link abaixo:
Categorias: Protecção contra a violência, Saúde sexual e reprodutiva e direitos conexos
