Investimentos impulsionam desenvolvimento na Zambézia
6 Novembro 2025A Plan International Moçambique tem o orgulho de anunciar a entrega de novos projetos no distrito de Lugela, província da Zambézia, que visam fortalecer a educação, melhorar a alimentação escolar, criar oportunidades de emprego, aumentar a segurança alimentar e apoiar o desenvolvimento da primeira infância.

Estas infraestruturas irão beneficiar diretamente cerca de 2.000 pessoas e indiretamente mais de 10.000, contribuindo para aumentar a resiliência e o bem-estar das comunidades locais.
Entre os principais investimentos realizados destacam-se:
- 16 escolinhas comunitárias;
- 14 furos de água;
- 16 sanitários e 16 cozinhas escolares;
- Quatro sistemas de irrigação;
- Oito tanques piscícolas (com cerca de 1.000 peixes cada);
- Dois triciclos para o escoamento de produtos agrícolas.
Estas iniciativas criam novas oportunidades de emprego, reforçam a segurança alimentar e promovem o desenvolvimento integral das crianças dos 2 aos 5 anos.
Alzira, uma das participantes do programa des associações agrícolas,diz:
“Faço parte de um grupo de 15 pessoas e considero que o projeto trouxe benefícios tanto para mim como para toda a comunidade de Lugela. Graças a esta iniciativa, passei a ter uma fonte de rendimento estável, e a comunidade passou a dispor de produtos agrícolas que antes só podiam ser encontrados na vila. Hoje conseguimos sustentar nossas famílias e ver nossos filhos aprenderem.”
“Hoje conseguimos sustentar nossas famílias e ver nossos filhos aprenderem”
Alzira
Por sua vez Heldeque, outro participante do programa, disse: ” faço parte de um grupo agrícola diferente e acredito que o projeto está a contribuir para o desenvolvimento da nossa comunidade, mostrando-nos que é possível produzir em qualquer época do ano, desde que utilizemos as técnicas adequadas.
Antigamente, eu esperava que a escola oferecesse o material escolar para o meu filho, mas agora, com os rendimentos que obtenho, consigo eu mesmo providenciar”. Heldeque
“Antigamente, eu esperava que a escola oferecesse o material escolar para o meu filho, mas agora, com os rendimentos que obtenho, consigo eu mesmo providenciar”.
Heldeque
As histórias de Alzira e Heldeque ilustram como o investimento em associações agrícolas está a impulsionar o desenvolvimento local, promovendo segurança alimentar, geração de renda e esperança para muitas famílias na Zambézia em Lugela, veja o video completo abaixo.
Entrega de projetos de investimentos em Lugela na Zambézia.









Categorias: Competências e trabalho
