Plan International apela à erradicação das uniões prematuras
29 Outubro 2025No âmbito das celebrações do Dia Internacional da Rapariga, o Director Nacional Interino da Plan International Moçambique, Luís Paulo, participou no programa “Bom Dia Moçambique” da TVM, onde destacou os desafios enfrentados pelas raparigas no país e a necessidade urgente de garantir igualdade de oportunidades para todas.
Luís Paulo, Director Nacional Interino da Plan International Moçambique
Durante a sua intervenção, Luís Paulo sublinhou que, segundo o relatório “O Estado da Rapariga 2025”, muitas raparigas continuam a ser vítimas de uniões prematuras, o que compromete o seu futuro.
O Director recordou ainda que o relatório, elaborado pela Plan International, envolveu 15 países, dos quais sete em África (incluindo Moçambique), quatro na América Latina e quatro na Ásia.
Os resultados confirmam os desafios já conhecidos e reforçam a necessidade de sensibilizar a sociedade para erradicar esta prática nociva.
“Quando olhamos para as consequências das uniões prematuras, vemos que a rapariga é privada dos seus sonhos e dos seus direitos à educação e ao trabalho. Se ela não tiver oportunidades, fica fora do jogo económico do país e toda a sociedade perde com isso”, afirmou Luís Paulo. “É essencial que cada menina possa crescer livre, estudar e sonhar antes de assumir responsabilidades de casamento. Precisamos de um compromisso conjunto para proteger os direitos das raparigas”.
“É essencial que cada menina possa crescer livre, estudar e sonhar antes de assumir responsabilidades de casamento. Precisamos de um compromisso conjunto para proteger os direitos das raparigas”.
Luís Paulo
Veja o vídeo completo no link abaixo.
Categorias: Protecção contra a violência, Saúde sexual e reprodutiva e direitos conexos
